20 setembro 2011

O "stent" ajuda , mas nem tanto...

Os stents que são colocados nas artérias do cérebro para prevenir o risco de um AVC ( acidente vascular cerebral , conhecido na linguagem popular por " derrame " ) também fazem aumentar esse mesmo risco.  Nos revela um estudo que está sendo realizado nos Estados Unidos.

O stent é um dispositivo mecânico que se utiliza nas artérias coronárias para dilatá-las e prevenir a aparição ou a repetição de um infarto por obstrução sanguínea.
Há seis anos a autoridade americana de controle dos medicamentos, a Food and Drug Administration (FDA), autorizou em caráter excepcional um promissor dispositivo, denominado Wingspan, também destinado a prevenir derrames no cérebro.

O pequeno aparelho foi implantado em milhares de pacientes, mas um estudo publicado nesta quarta-feira na revista especializada New England Journal of Medicine revela que os ataques e mortes registrados nesse grupo de pessoas são mais frequentes que entre os pacientes de risco não tratados com o dispositivo.

O estudo foi patrocinado pelo Instituto Nacional da Saúde dos Estados Unidos onde foram analisados a evolção em cerca de 451 pacientes chegou-se a conclusão que a taxa de um ataque ou de morte nos primeiros 30 dias era de 14,7 % entre os pacientes com stents em relação ao índice de 5,8 % dos tratados exclusivamente com  remédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...