01 março 2010

A Arte em Cuidar

Enfermagem é uma arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade do cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou na comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autónoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde .
Como profissão, o enfermeiro é um profissional de nível superior da área de Saúde , responsável inicialmente pela promoção , prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos , dentro de sua comunidade . O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde : assistencial , administrativa e gerencial .
Prestam assistência ao paciente ou cliente em clínicas , hospitais , ambulatórios , empresas de grande porte , transportes aéreos , navios , postos de saúde e em domicílio , realizando atendimento de enfermagem , coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementações para a promoção da saúde junto à comunidade .
O enfermeiro está apto a prescrever , salvo com critério de determinada instituição que elaboram protocolos específicos com medicações padronizadas pelo médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...