08 novembro 2010

Cientistas transformam pele humana em sangue

Em Washington cientistas canadenses especializados em pesquisas com células-tronco descobriram uma forma de transformar em sangue a pele humana, o que representa um avanço no tratamento do câncer e outras doenças, segundo um estudo canadense publicado neste domingo.

Os cientistas extraíram células de um pedaço de 4 por 3 cm de pele humana adulta e as transformaram em células sanguíneas com a mesma informação genética, sem recorrer a células-tronco embrionárias, destacou o trabalho, publicado na revista Nature.
Evitar os complicados e polêmicos métodos com as células-tronco embrionárias para produzir sangue permitiu simplificar o processo, explicaram os cientistas.

"Acreditamos que no futuro poderemos gerar sangue de forma muito mais eficiente", disse o autor do trabalho, Mick Bhatia, do Instituto McMaster de Pesquisas sobre Câncer e Células-tronco, da Escola de Medicina Michael G. DeGroote em Hamilton, provínvia de Ontário, no sudeste do Canadá.

A perspectiva de poder criar sangue para um paciente com sua própria pele permite pensar que algum dia aqueles que precisam de transfusão não dependerão mais de bancos de sangue.
Também permitirá que os doentes suportem tratamentos mais longos de quimioterapia, sem as interrupções que atualmente são necessárias para que o corpo possa se regenerar.

Eu digo que:

É a nossa Ciência avançando a cada segundo nos permitindo que tenhamos no futuro grandes chances de uma sobrevida melhor. Porque as patologias são apenas um pretexto para o desgaste da matéria humana que sempre haverá de existir. Não está em nossas mãos prolongar a Vida, mas sim teremos os instrumentos necessários para entender a Morte não como um fim, mas como uma Transformação, aquela lei de Lavoisier , lembram ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...